Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Volkswagen Autoeuropa, Lda, pela voz de Margarida Pereira.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC TEC é, simplesmente, enriquecedora e gratificante", Margarida Gonçalves (DIL/RH)

A Vós a Razão

"As sinergias que se podem obter destas colaborações inter-unidades são particularmente importantes no caso da robótica. Muitos projetos nesta área possuem um elevado carácter aplicacional...", Aníbal Matos (ROBIS)

Asneira Livre

"Quando me convidaram para escrever uma ‘asneira livre’ para o BIP, finalmente percebi como é fácil escrever artigos científicos...", Germano Veiga (ROBIS)

Galeria do Insólito

"A quem duvida que a realidade ultrapassa a ficção, oferecemos o exame da correspondência eletrónica que nos chega: preciosidades ..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

O INESC TEC recebeu no último mês 19 novos colaboradores. Conheça os seus rostos...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Margarida Pereira, Diretora da Área de Engenharia Industrial e Gestão Otimizada DA Volkswagen Autoeuropa, Lda

  • "A parceria com o INESC Porto tem sido muito enriquecedora para a Volkswagen AutoEuropa, permitindo a partilha de Know-how Prático e Teórico".
  • "Destacamos o forte empenho e profissionalismo da equipa do INESC Porto que nos tem acompanhado neste projeto. Temos já intenção de dar continuidade a esta parceria para lá do âmbito do projeto VFF, neste campo de estudo e outros."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto

A parceria da Volkswagen Autoeuropa com o INESC Porto iniciou-se com a participação no Projeto Virtual Factory Framework. A nossa empresa pretende fortalecer esta relação participando em futuros projetos no âmbito da inovação.

Áreas de Negócio

Indústria automóvel

Ano em que colaborou com o INESC Porto

Desde 2008

Título do projeto

Virtual Factory Framework (VFF)

Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou

Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP)

Responsável pelo projeto (INESC Porto)

Américo Azevedo

Testemunho relativo ao Projeto

A Volkswagen Autoeuropa pretende desenvolver um novo e inovador modelo de gestão e medição de performance, mais eficaz e eficiente. Neste âmbito, juntámo-nos ao projeto Virtual Factory Framework (VFF - http://www.vff-project.eu/).

Este projeto europeu, iniciado em setembro de 2009 e com término previsto para fevereiro de 2013, pretende dotar as empresas de ferramentas e métodos capazes de implementar a próxima geração de fábricas virtuais, constantemente sincronizadas com a fábrica real. Apesar de ser um projeto ainda a decorrer, tudo indica que os objetivos propostos serão alcançados.

Neste projeto foram escolhidas para estudo duas fases do ciclo de vida da fábrica: lançamento de novo produto e monitorização. Para modelar estas fases, foram selecionados três indicadores de performance relacionados com a Produtividade da Fábrica ao nível dos Recursos Humanos.

Os objetivos principais deste projeto e da participação da Volkswagen Autoeuropa são:

  • Obter um sistema de cálculo e monitorização de KPIs, conectado às fontes de informação, e assim mais eficiente, mais rápido e mais produtivo;
  • Obter uma ferramenta que permita extrair tendências em relação a targets e simulação de trends futuros;
  • Reduzir os recursos envolvidos no cálculo de KPIs em 35%;
  • Reduzir/eliminar o erro da intervenção humana.

A parceria com o INESC Porto tem sido muito enriquecedora para a Volkswagen AutoEuropa, permitindo a partilha de Know-how Prático e Teórico. Destacamos o forte empenho e profissionalismo da equipa do INESC Porto que nos tem acompanhado neste projeto. Temos já intenção de dar continuidade a esta parceria para lá do âmbito do projeto VFF, neste campo de estudo e outros.