Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Volkswagen Autoeuropa, Lda, pela voz de Margarida Pereira.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC TEC é, simplesmente, enriquecedora e gratificante", Margarida Gonçalves (DIL/RH)

A Vós a Razão

"As sinergias que se podem obter destas colaborações inter-unidades são particularmente importantes no caso da robótica. Muitos projetos nesta área possuem um elevado carácter aplicacional...", Aníbal Matos (ROBIS)

Asneira Livre

"Quando me convidaram para escrever uma ‘asneira livre’ para o BIP, finalmente percebi como é fácil escrever artigos científicos...", Germano Veiga (ROBIS)

Galeria do Insólito

"A quem duvida que a realidade ultrapassa a ficção, oferecemos o exame da correspondência eletrónica que nos chega: preciosidades ..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

O INESC TEC recebeu no último mês 19 novos colaboradores. Conheça os seus rostos...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Artigo INESC TEC com relevo em revista internacional

O artigo “Operations research in healthcare: a survey” obteve o maior número de visualizações na revista internacional International Transactions in Operational Research durante o ano de 2011.

Da autoria de Ana Viana e Abdur Rais, investigadora e ex-investigador, respetivamente, da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) do INESC TEC, este artigo obteve mais do dobro das visualizações que o segundo artigo com o maior número de acessos. O sucesso junto dos leitores da “Operations research in healthcare: a survey” valeu a este artigo destaque no relatório anual da Wiley-Blackwell, editora daquela prestigiada revista internacional indexada ao Institute for Scientific Information (ISI).

Operations research in healthcare: a survey” apresenta um levantamento dos problemas na área da saúde que têm sido objeto de estudo usando técnicas de investigação operacional. Com este levantamento, o objetivo principal dos autores era detetar potenciais áreas de estudo que não estivessem ainda devidamente exploradas.

Das conclusões extraídas do artigo resultou já o projeto KEP - New models for enhancing the kidney transplantation process, que arrancou em abril de 2011 e tem encerramento previsto para abril de 2014. Este projeto tem como objetivo investigar e desenvolver novos métodos para facilitar e melhorar decisões associadas a transplantes de rim com dadores vivos.

Ana Viana concilia a atividade de investigação no INESC TEC com o papel de docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), enquanto Abdur Rais colaborou com o INESC TEC, na qualidade de contratado do Laboratório Associado.