Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Volkswagen Autoeuropa, Lda, pela voz de Margarida Pereira.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC TEC é, simplesmente, enriquecedora e gratificante", Margarida Gonçalves (DIL/RH)

A Vós a Razão

"As sinergias que se podem obter destas colaborações inter-unidades são particularmente importantes no caso da robótica. Muitos projetos nesta área possuem um elevado carácter aplicacional...", Aníbal Matos (ROBIS)

Asneira Livre

"Quando me convidaram para escrever uma ‘asneira livre’ para o BIP, finalmente percebi como é fácil escrever artigos científicos...", Germano Veiga (ROBIS)

Galeria do Insólito

"A quem duvida que a realidade ultrapassa a ficção, oferecemos o exame da correspondência eletrónica que nos chega: preciosidades ..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

O INESC TEC recebeu no último mês 19 novos colaboradores. Conheça os seus rostos...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC moderniza comunicações personalizadas

Arrancou em abril um projeto INESC TEC, em parceria com o IT-Aveiro, que tem como objetivo fornecer comunicações personalizadas a grupos de utilizadores, de acordo com as suas necessidades, usando Redes Emalhadas Sem Fios (Wireless Mesh Networks – WMN). Intitulado Multiple Context-based Wireless Mesh Networks (MC-WMNs), este projeto tem um orçamento total que ronda os 120 mil euros.

Trata-se de um projeto FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) que prevê a utilização de técnicas, tais como virtualização de redes, gestão de recursos dinâmicos, múltiplos canais e interfaces, antenas direcionais e controlo de potência para fornecer serviços de comunicação personalizados de acordo com as necessidades de contexto dos utilizadores. Essas necessidades podem estar relacionadas com serviços e preferências dos utilizadores e incluem requisitos de Qualidade de Serviço, preços, comportamentos de mobilidade e requisitos relativamente à privacidade e segurança. É nesta atenção ao contexto que o projeto é inovador.

A equipa do projeto vai desenvolver uma solução distribuída capaz de levar em conta aspetos relacionados com o contexto e tipologia de modo a encontrar, local ou globalmente, os nós virtuais e redes lógicas específicos para os diferentes utilizadores. Esta solução permitirá selecionar qual a melhor solução para cada utilizador.

Este projeto conta com a intervenção da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, através dos investigadores Tânia Calçada, Saravanan Kandasamy e Manuel Ricardo, e do IT-Aveiro, através de Ricardo Matos, Carlos Marques e Susana Sargento.