Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Volkswagen Autoeuropa, Lda, pela voz de Margarida Pereira.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC TEC é, simplesmente, enriquecedora e gratificante", Margarida Gonçalves (DIL/RH)

A Vós a Razão

"As sinergias que se podem obter destas colaborações inter-unidades são particularmente importantes no caso da robótica. Muitos projetos nesta área possuem um elevado carácter aplicacional...", Aníbal Matos (ROBIS)

Asneira Livre

"Quando me convidaram para escrever uma ‘asneira livre’ para o BIP, finalmente percebi como é fácil escrever artigos científicos...", Germano Veiga (ROBIS)

Galeria do Insólito

"A quem duvida que a realidade ultrapassa a ficção, oferecemos o exame da correspondência eletrónica que nos chega: preciosidades ..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

O INESC TEC recebeu no último mês 19 novos colaboradores. Conheça os seus rostos...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC inicia projeto na área das comunicações sem fios

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) iniciou recentemente um projeto inovador na área das telecomunicações, em colaboração com o IT-Aveiro. Com a sigla CPT, este trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma nova arquitetura de transmissão eficiente em potência e linear para os sistemas de comunicação sem fios. O projeto teve início em abril e tem a duração de dois anos.

Os elevados débitos de dados exigidos pelos sistemas de comunicação atuais, aliados à necessidade de manter bandas de transmissão limitadas, têm resultado na elaboração de esquemas de modulação que dão origem a sinais bastante complexos, exigindo elevada linearidade nos transmissores de modo a evitar espalhamento espectral. Normalmente, este requisito origina sistemas pouco eficientes em potência. Este projeto pretende então colmatar esta que é uma limitação clara nos sistemas modernos de comunicação sem fios.

O CPT, um projeto FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), propõe-se unificar vários aspetos dos transmissores eficientes com aqueles mais lineares, sugerindo uma arquitetura inovadora que é simultaneamente eficiente e linear. Vítor Grade Tavares, investigador da UTM, é o responsável do INESC TEC neste projeto.