Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Volkswagen Autoeuropa, Lda, pela voz de Margarida Pereira.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC TEC é, simplesmente, enriquecedora e gratificante", Margarida Gonçalves (DIL/RH)

A Vós a Razão

"As sinergias que se podem obter destas colaborações inter-unidades são particularmente importantes no caso da robótica. Muitos projetos nesta área possuem um elevado carácter aplicacional...", Aníbal Matos (ROBIS)

Asneira Livre

"Quando me convidaram para escrever uma ‘asneira livre’ para o BIP, finalmente percebi como é fácil escrever artigos científicos...", Germano Veiga (ROBIS)

Galeria do Insólito

"A quem duvida que a realidade ultrapassa a ficção, oferecemos o exame da correspondência eletrónica que nos chega: preciosidades ..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

O INESC TEC recebeu no último mês 19 novos colaboradores. Conheça os seus rostos...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Robô INESC TEC/FEUP vencedor em Festival de Robótica

A Unidade de Robótica do INESC TEC marcou presença no Festival Nacional de Robótica 2012, que decorreu entre os dias 11 e 15 de abril, no Pavilhão Multiusos de Guimarães. Para além de ter apresentado diversas tecnologias robóticas, a equipa 5dpo – Factory, constituída por investigadores do INESC TEC/FEUP, venceu a prova robot@factory.

A prova consistia em colocar um robô a transportar o número determinado de peças de um armazém de entrada para um armazém de saída, passando por máquinas de processamento num tempo mínimo, tendo a equipa 5dpo – Factory conseguido completar a prova em quase metade do tempo que a equipa classificada em segundo lugar necessitou. A competição procura recriar um problema inspirado nos desafios que um robô autónomo terá de enfrentar durante a sua utilização numa fábrica.

A robot@factory constituiu uma das provas seniores do evento, direcionada para equipas de empresas e de alunos e investigadores do Ensino Superior, realizadas no âmbito do Festival.

No certame, o INESC TEC demonstrou ainda o RobVigil, que contou com a intervenção das Unidades de Robótica, de Telecomunicações e Multimédia e de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica do INESC TEC.

Concebido para vigiar espaços fechados (centros comerciais, por exemplo), o RobVigil está equipado com câmaras (HD, 360 graus, térmicas, de reconhecimento, objetos e matrículas, com ou sem luz) e sensores que permitem detetar gás, fumo ou incêndios. O robô localiza-se utilizando um Laser Range Finder, fazendo o mapeamento da zona em 3D, regista os dados, transmite-os em tempo real e envia alarmes.

No âmbito do evento, decorreu ainda a 12ª International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, que contou com a intervenção de vários investigadores da Unidade de Robótica, nomeadamente Aníbal Matos, Bruno Ferreira, Nuno Cruz e Eduardo Silva. António Paulo Moreira, Eduardo Silva (coordenadores da Unidade de Robótica) e Aníbal Matos integraram ainda a Comissão Organizadora da Conferência.