Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Volkswagen Autoeuropa, Lda, pela voz de Margarida Pereira.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC TEC é, simplesmente, enriquecedora e gratificante", Margarida Gonçalves (DIL/RH)

A Vós a Razão

"As sinergias que se podem obter destas colaborações inter-unidades são particularmente importantes no caso da robótica. Muitos projetos nesta área possuem um elevado carácter aplicacional...", Aníbal Matos (ROBIS)

Asneira Livre

"Quando me convidaram para escrever uma ‘asneira livre’ para o BIP, finalmente percebi como é fácil escrever artigos científicos...", Germano Veiga (ROBIS)

Galeria do Insólito

"A quem duvida que a realidade ultrapassa a ficção, oferecemos o exame da correspondência eletrónica que nos chega: preciosidades ..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

O INESC TEC recebeu no último mês 19 novos colaboradores. Conheça os seus rostos...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC organiza programa sobre Inovação Aberta

A Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) vai organizar um programa dedicado à Inovação Aberta, o Open Innovation Executive Programme, que se realiza no próximo dia 4 de maio, no Auditório do INESC Porto. As inscrições estão abertas até dia 24 de abril.

O conceito de Open Innovation ou Inovação Aberta, proposto por Henry Chesbrough, descreve o novo paradigma para a gestão da inovação no século XXI. Num contexto marcado pelo jogo de forças competitivas e pela mudança, o conhecimento transformou-se no principal ativo estratégico das organizações, forçando-as a abrir-se à colaboração com outros atores da sua envolvente, numa lógica de partilha de sinergias e exploração de complementaridades que condicionam o seu potencial inovador.

O modelo de inovação aberta tem sido promovido, então, como uma receita para o sucesso das organizações na atual sociedade do conhecimento. No entanto, analisar o alcance prático da adoção deste modelo, bem como as condições/os pressupostos necessários para a sua correta aplicação é fundamental para que as organizações sejam capazes de compreender em que situações o modelo de inovação aberta constitui, face a abordagens tradicionais e, logo, "fechadas", a abordagem mais adequada para a criação de valor.

A partir da análise de casos reais, nacionais e internacionais, o Open Innovation Executive Programme pretende proporcionar um espaço de reflexão sobre as oportunidades de implementação dos princípios dos modelos de inovação aberta nas organizações. O orador deste programa será Marko Torkkeli, professor de Tecnologia e Inovação Empresarial na Universidade de Tecnologia de Lappeenranta, em Kouvola, na Finlândia, e investigador convidado da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT).

Mais informações sobre o programa, aqui.