Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Volkswagen Autoeuropa, Lda, pela voz de Margarida Pereira.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC TEC é, simplesmente, enriquecedora e gratificante", Margarida Gonçalves (DIL/RH)

A Vós a Razão

"As sinergias que se podem obter destas colaborações inter-unidades são particularmente importantes no caso da robótica. Muitos projetos nesta área possuem um elevado carácter aplicacional...", Aníbal Matos (ROBIS)

Asneira Livre

"Quando me convidaram para escrever uma ‘asneira livre’ para o BIP, finalmente percebi como é fácil escrever artigos científicos...", Germano Veiga (ROBIS)

Galeria do Insólito

"A quem duvida que a realidade ultrapassa a ficção, oferecemos o exame da correspondência eletrónica que nos chega: preciosidades ..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

O INESC TEC recebeu no último mês 19 novos colaboradores. Conheça os seus rostos...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigador INESC TEC destacado em revista internacional

Luís Fernandes, investigador da Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC, viu o seu trabalho ser destacado, no passado mês de janeiro, na revista internacional Laser Focus World.

Intitulado “Photonic Frontiers: Ultrafast Laser Processing - Ultrafast lasers make ultraprecise tools”, este artigo diz respeito ao desenvolvimento de técnicas para escrita direta em sílica, utilizando um laser femtossegundo. Esta tecnologia é usada, por exemplo, em medicina, nomeadamente em cirurgias oftalmológicas. No âmbito do seu trabalho, o investigador aplica os lasers femtossegundo (ultrarrápido) ao microprocessamento de materiais, por exemplo vidro, cerâmica, silicone, entre outros, possibilitando o desenvolvimento de ferramentas mais precisas.

Esta é uma área que está identificada há vários anos pela UOSE como sendo estratégica para a Unidade. A UOSE tem inclusive procurado, nos últimos anos, parcerias e financiamento para desenvolver esta área, estando neste momento em avaliação diversas propostas de projetos.

O investigador Luís Fernandes, Fora de Série da Edição nº102 do BIP, está atualmente a realizar o seu doutoramento na Universidade de Toronto, no Canadá, com a co-supervisão de Paulo Marques, coordenador da UOSE.