Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Oficina de Soluções, pela voz de Carlos Cardeiro.

Fora de Série

"... é um privilégio poder trabalhar numa instituição como o INESC Porto, que me tem permitido evoluir quer pessoalmente, quer a nível profissional e científico." Clara Gouveia

A Vós a Razão

" Esta mudança é a esperança que economias de escala, partilha de recursos, o convívio entre diferentes comunidades alavanquem mudanças qualitativas.", João Gama (LIAAD)

Asneira Livre

“'The Portugal chapter' of my life started three years ago, when I moved to Lisbon aiming to start my PhD studies at the MIT Portugal program", Şenay Sadic (UESP)

Galeria do Insólito

Nesta quadra natalícia contamos-lhe como o INESC TEC anda sem estrelinha...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

O INESC TEC recebeu no último mês 15 novos colaboradores. Conheça os seus rostos...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Encerramento REIVE: resultados colocam INESC TEC na vanguarda mundial em Smartgrids

Laboratório de Micro-redes e Veículos Elétricos é único no país

O INESC TEC assinalou no dia 20 de dezembro o encerramento de um dos projetos com maior envergadura liderado pela Unidade de Sistemas de Energia (USE) e que também envolveu a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia e o CEEETA-ECO Consultores de Energia, como entidades de I&D. Iniciado há quase três anos, o REIVE (Redes Elétricas Inteligentes com Veículos Elétricos) dotou o Laboratório Associado de uma componente de investigação com objetivos industriais e uma componente laboratorial associada à mobilidade elétrica, de caraterísticas exclusivas. Na cerimónia de encerramento, algumas entidades parceiras do projeto visitaram o laboratório e comprovaram o funcionamento do equipamento, mediante alguns testes em ambiente próximo do real.

REIVE 1   REIVE 2

Laboratório consegue reproduzir uma “Smarthome”

O Laboratório de Micro-redes e Veículos Elétricos constitui uma infraestrutura única no país, colocando Portugal na liderança tecnológica mundial das redes elétricas inteligentes. Dotado de uma valência experimental até agora inexistente, permite testar em ambiente muito próximo do real, novas soluções que integram unidades de microgeração e veículos elétricos nas redes de Baixa Tensão.

De acordo com Luís Seca, assessor da coordenação da USE, “o caráter diferenciador deste laboratório está na elevada capacidade de controlo e configuração de um sistema que replica uma rede elétrica de baixa tensão, tendo instalados recursos distribuídos de origem renovável e veículos elétricos. Um sistema deste tipo permite reproduzir o que poderá ser a casa do futuro, denominada ‘Smarthome’, onde o cliente final passa a ter um papel ativo na gestão da rede elétrica, através de interfaces dedicados que foram também desenvolvidos”.

REIVE 3   REIVE 4

Por outro lado, a infraestrutura revela-se de uma enorme utilidade para a indústria nacional, particularmente para as empresas que desenvolvem ou integram sistemas na área de energia e fabricantes de tecnologias da energia, que podem assim beneficiar da estrutura para desenvolver e testar as suas soluções inovadoras e com potencial exportador.

O laboratório já está equipado com um conjunto de protótipos de inversores inteligentes para controlo de microgeração (solar fotovoltaica e micro-eólica) e baterias de veículos elétricos (bidirecional) com capacidade para se adaptarem autonomamente às necessidades e limitações da rede elétrica.

REIVE 5   REIVE 5

O equipamento de medição e análise de rede, bem como as várias soluções de comunicação desenvolvidas e instaladas no laboratório (redes de comunicação, módulos de adaptação entre tecnologias, interfaces gráficas inteligentes para interação com os utilizadores) abrem novas oportunidades para a indústria. Se por um lado é possível realizar a transferência destes resultados inovadores para a indústria, também é possível utilizar a infraestrutura para testes e desenvolvimento de novos serviços de consultoria. Tal pode ser explorado tanto por empresas que procuram desenvolver produtos na área das redes inteligentes, como também por operadores de rede que procurem integrar novos produtos na sua oferta de serviços.

Laboratório responde às metas de energia impostas pela UE

Representando um passo em frente na investigação nacional, o laboratório de Micro-redes e Veículos Elétricos cumpre simultaneamente os desafios colocados pela União Europeia no Pacote Energia-Clima integrando as metas (20-20-20), que exigem uma redução das emissões C02 e o aumento da eficiência do Sistema Elétrico de Energia.

REIVE 6   REIVE 6

O INESC Porto, em particular a USE, tem contribuído na última década para o desenvolvimento de uma rede distribuição mais inteligente e ativa, através da sua participação nos projetos europeus MICROGRIDS, MORE-MICROGIRDS, INOVGRID, MERGE e REIVE. “O desenvolvimento do Laboratório de Micro-redes e Veículos Elétricos é essencial para transferir o resultado da investigação para a indústria”, sustenta o investigador Carlos Moreira.

O laboratório já começou a dar os primeiros passos no sentido da internacionalização, mediante a adesão do INESC TEC à rede DERLab - European Distributed Energy Resources Laboratories, referência europeia para a integração sustentável de recursos energéticos distribuídos em sistemas de energia. A associação tem como objetivos promover formas de produção de energia ambientalmente mais sustentável e o intercâmbio de informação e visões científicas, a formação dos seus membros, bem como a organização de eventos para a transferência de tecnologia nesta área.

REIVE 7   REIVE 08

Gestão inteligente do consumo será uma das apostas no próximo ano

O Laboratório de Micro-redes e Veículos Elétricos integra uma equipa interdisciplinar que envolve diferentes áreas de conhecimento, nomeadamente Sistemas de Energia; Eletrónica de Potência e Sistemas de Comunicação e Tecnologias de Informação, contando neste âmbito com o contributo da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC.

No curto prazo, a equipa será reforçada com o trabalho de estudantes de doutoramento, que irão desenvolver novas funcionalidades de gestão inteligente do consumo, mais direcionados ao consumidor.

O projeto REIVE arrancou em 2010 e envolveu um investimento total de cerca de 2,6 milhões de Euros, comparticipados pelo FAI (Fundo de Apoio à Inovação) e por parceiros líderes no setor (EDP Distribuição, EFACEC, Logica e REN), contando ainda com o apoio da CONTAR e da Galp Energia. A infraestrutura laboratorial teve ainda apoio financeiro do QREN via ON2.

Em discurso direto

Pedro Cabral

  • Pedro Cabral - Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG)

“Estes mecanismos de apoio à inovação e desenvolvimentos na área da energia têm de ser cada vez mais potenciados, de forma a poderem vir a ser utilizados no futuro, uma vez que permitem desonerar o custo final dos serviços”.

Teresa Ponce de Leão

  • Teresa Ponce de Leão - Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

“O Projeto REIVE é um caso exemplar. Foi importante para nós estarmos ligados ao projeto. Deveríamos criar em Portugal uma aliança em torno da energia que em muito beneficiaria o nosso país”.

João Peças Lopes

  • João Peças Lopes – INESC TEC

“O laboratório vem consubstanciar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto na última década, permitindo afirmar-se como uma entidade que conseguiu concretizar a passagem da investigação aplicada para produtos e soluções integráveis em mercado. Este sucesso trará necessariamente uma maior credibilidade à instituição, que continuará assim a assumir-se como uma referência europeia na área dos sistemas de energia”.

José Ruela

  • José Ruela - INESC TEC

“O projeto REIVE confirmou (nomeadamente durante o processo de conceção, instalação, teste e operação do laboratório) a enorme importância e o papel fulcral das soluções de comunicações no contexto das redes elétricas inteligentes. Espera-se que a convergência de interesses entre as duas Unidades do INESC Porto envolvidas no projeto (USE e UTM), manifestada em projetos anteriores (Microgrids e Inovgrid), venha a reforçar-se no futuro, tendo como base a exploração da plataforma agora criada. Deve ser ainda realçado o valor estratégico deste laboratório para a indústria nacional, numa perspetiva de articulação das áreas de energia e comunicações.”

Veja uma visita guiada ao Laboratório de Microredes e Veículos Elétricos aqui