Offside
Fora de Série

"Muito obrigada por reconhecerem o meu esforço. De tudo fiz para que resultasse bem. Fico feliz por assim ter sido!" Lídia Vilas Boas

A Voz a Razão

"Foi-me endereçado o convite para apresentar neste espaço a minha visão dos desafios que se colocam a um investigador quando este decide criar uma start-up." Pedro Fortuna

Asneira Livre

"A opção por material que pode ser considerado lixo para muitos deveu-se à intenção de recriar um ambiente sonoro urbano através da forma mais primitiva de música: a percussão." André Baltazar

Galeria do Insólito

Conheça o top-model da colecção Outono-Inverno do INESC Porto

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Novos Colaboradores

No passado mês de Novembro o INESC Porto recebeu novos colaboradores...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

INESC Porto participa no projecto Palco 3.0

O INESC Porto vai participar no desenvolvimento do Projecto Palco 3.0 – Sistema Web Inteligente de Apoio à Gestão de uma Rede Social na Área da Música, que terá início em Janeiro de 2009 e que será concluído em Dezembro de 2011.

O Palco 3.0 visa a evolução da plataforma base de um portal de conteúdos musicais já existente (http://palcoprincipal.com/), com o objectivo de fomentar e maximizar a automatização e inovação de vários processos, tais como a identificação de conteúdos, classificação automática, pesquisa selectiva, organização, partilha, recomendação e tratamento inteligente de todo o tipo de dados envolvidos (músicas, preferências, textos, fotos, posts, entre outros).

Com este projecto, pretendem-se diversas inovações científicas e tecnológicas nas áreas da Análise de Sinais Áudio musicais, de Machine Learning e Data Mining, dos Sistemas Web adaptativos, e mesmo na área da Inteligência Colectiva e plataformas colaborativas.

Trata-se de um projecto de Co-Promoção de I&DT, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), liderado pela empresa Palco Principal, Lda e tem como parceiros o INESC Porto (através das Unidades USIC e UTM e dos grupos LIAAD e CRACS do INESC Porto Laboratório Associado) e as Faculdades de Engenharia, Ciências e Economia da Universidade do Porto.

Criado em Junho de 2006 sob propriedade da empresa Palco Principal Lda, o www.palcoprincipal.com é o portal de origem nacional que alberga a maior comunidade musical de expressão portuguesa presente na Web, reunindo mais de 7800 bandas, 20 mil músicas disponíveis para audição e download, com 30 mil utilizadores registados e cerca de cem mil visitantes regulares.

Com presença já consolidada no mercado brasileiro – onde mantém uma parceria com um dos mais importantes portais do país, UOL.com.br –, o Palco Principal encontra-se, actualmente, numa importante fase de expansão para outras comunidades de expressão portuguesa, nomeadamente Angola, Moçambique e Cabo Verde, que, a partir de Janeiro de 2009, e à semelhança do que já sucede em Portugal e no Brasil, estarão aptas a agregar, divulgar e partilhar conteúdos musicais; a interagir com produtores, ouvintes e entidades musicais adjacentes.

Todas estas comunidades irão usufruir dos resultados tecnológicos a desenvolver no âmbito do presente projecto.